Como o marketing local pode ajudar no crescimento de pequenos negócios



A medida é importante para driblar a concorrência e cativar novos clientes


Sabemos que não existe uma fórmula mágica para melhorar o resultado de uma empresa, mas uma boa estratégia de marketing local pode auxiliar no crescimento e otimizar os investimentos destinados à divulgação de um negócio.


André Jácomo, fundador da Marketing Bag, acredita que a necessidade de apostar nessa modalidade cresceu durante a pandemia.


“Toda empresa precisa de um bom marketing para crescer, ainda mais nos dias de hoje, onde a concorrência é gigante. A modalidade de marketing local ajuda os pequenos negócios a preencher a lacuna que as novas mídias – como as redes sociais, por exemplo – não conseguem atingir, seja por valor ou por abrangência geolocalizada”, comenta.


Para Jácomo, o marketing local feito de maneira inteligente, ajuda no aumento do consumo e torna o engajamento e o retorno do cliente cada vez mais colaborativo.


“A principal função dessa modalidade para o pequeno negócio é fazer com que ele seja reconhecido e posicionado na região de atuação, falando diretamente com o cliente”, afirma.

Com isso, durante a pandemia, ele criou a Marketing Bag, uma rede de franquias de publicidade em saco de pão ecológico. “Os saquinhos da Marketing Bag atuam exatamente na lacuna de entregar o valor desejado pelo pequeno negócio ao cliente final, próximo do seu estabelecimento”, pontua. Como os saquinhos da marca são confeccionados com muitos anunciantes, barateia-se o valor de casa anúncio e torna-o colaborativo entre os pequenos empresários.


“Mesmo que seja mediante a venda de publicidade para muitas empresas, nossos franqueados conseguem efetuar uma produção de 30 mil saquinhos que serão veiculados nas diversas padarias da região do anunciante, o que garante o desperdício zero na distribuição e uma eficiência alta em falar com o público alvo, garantindo assim, que o anúncio estará na casa do consumidor”, finaliza o empresário.



Na prática


O marketing local, na prática, assim como qualquer ação de comunicação, vai levar em consideração informações sobre o seu público, até para traçar melhor sua a estratégia. No entanto, no marketing local, além de levar esse ponto em consideração, esses dados serão prioridades para auxiliar no contato com os consumidores e atrair novos que estejam próximos para atuação da sua empresa.


Com essas informações, fica mais fácil para a empresa visualizar o que ela pretende fazer e traçar seus objetivos relacionados ao fortalecimento da marca e aumento de público. Uma comunicação mais estratégica e com ideias focadas, como o marketing local, auxiliam na condução da empresa, não só na área de comunicação, mas em todas as áreas que ela repercute, pois gera uma maior divulgação e demanda.


E essa estratégia de marketing local deve ser utilizada em qualquer tamanho de negócio, pois sua adaptação é viável de acordo com os consumidores que a marca já alcança ou gostaria de alcançar.


Dicas para aproximar seus clientes com marketing local


Para começar a por em prática as informações sobre marketing local que estão sendo apresentadas agora, listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você nesse momento inicial de pesquisa. Dessa forma, você vai fazer com que o seu negócio fique conhecido localmente e se torne referência na região.


1 – Fortalecer a comunidade que está perto:


Quando o marketing local traz como protagonista a marcação geográfica para impactar esses consumidores que se tornam o público-alvo da empresa, mais do que fazer ações que alcancem eles, é importante fortalecer a presença com essa comunidade. Isso vai desde algum serviço que você ofereça dentro do seu estabelecimento ou parcerias com outras marcas.


Esses tipos de estratégias podem reforçar positivamente a sua empresa naquela região. Seja pelo atendimento, carinho e cuidado com os seus consumidores. Afinal quem não gosta de ser bem atendido em algum lugar?


Esse fortalecimento colabora não só para que a empresa se fidelize os seus clientes onde ela está inserida. Ela também passa a ficar conhecida entre as demais pessoas, gerando cada vez mais uma rede de clientes que indicam sua loja. Dessa forma, a marca vai ficando cada vez mais fortalecida.


2 – Investir na segmentação


Definir o público-alvo na hora de traçar uma estratégia é importante para ser assertivo na hora do planejamento. Quando falamos sobre entender o consumidor, seus hábitos e gostos, estamos falando sobre segmentação.


Entender quem é seu público ou o público que você quer alcançar, ajuda a tornar a estratégia cada vez mais próxima do local que você está aplicando seu marketing. Além disso, essa segmentação traz dados importantes para qualquer tipo de ação que você pense para impactar seus consumidores.


3 – Aproveitar os formatos de mídia para divulgar sua empresa


Para planejar, é preciso também pensar onde a estratégia de marketing local será aplicada. Dentro da variedade de formatos para se comunicar, é importante entender onde o seu público está ou onde o público que você gostaria de alcançar está para poder focar em formatos assertivos.


Essas informações são importantes para poder traçar as estratégias comunicacionais em campos que o seu consumidor esteja para que você não invista em algum tipo de mídia que, no final, não vai trazer o resultado que você espera.


Os meios online e offline trazem diversas opções que podem ser estudadas por cada empresa de acordo com a estratégia de cada uma.


Essa é uma avaliação que precisa ser feita analisando também outras informações, como interesse e hábito do consumidor, para ter um planejamento mais detalhado e focado em consumidores que, de fato, são os seus.


Sobre a Marketing Bag


Unindo necessidade com oportunidade, a Marketing Bag nasceu diante a crise do coronavírus com o objetivo de criar a conexão do mercado com o público. Suas publicidades são feitas em saco de pão ecológicos e a rede oferece aos franqueados um modelo de franquia barata e home based com fácil implantação e alta rentabilidade.


O modelo de negócio da Marketing Bag é home based, a rede possui fácil implementação e atuação em um mercado de alto potencial, garantindo retorno rápido e boa rentabilidade.


Para adquirir uma unidade é preciso desembolsar R$ 5,5 mil e o faturamento mensal pode chegar até R$13,6 mil.

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Franquia Marketing Bag

A franquia Marketing Bag é especializada em comercialização de publicidade em sacos de pão. 

 

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